Bar

A HISTÓRIA DO BAR
A palavra "Bar" nasceu da palavra "Barra" porque as Tavernas que existiam em França por volta do século XVIII tinham uma barra em todo o comprimento do balcão para evitar que os clientes se aproximassem demasiado do mesmo, tornando-o assim uma mais-valia no ponto de vista estético.

Nessa altura era frequente os jovens americanos estudarem em França, sendo assídua a sua presença nas tais tavernas.

Dois desses jovens estudantes americanos quando regressaram ao seu país natal, inauguraram o seu próprio estabelecimento de bebidas a copo, a novidade daquele espaço era a longa barra que contornava todo o balcão, idêntica à que tinham visto em França.

Rapidamente este estabelecimento ganhou fama e chegou mesmo a ser considerado o melhor, e assim a palavra "Barra", com o decorrer dos tempos foi-se transformando em "Bar".

Este tipo de negócio foi-se dividindo e subdividindo em todos os sectores que hoje conhecemos como por exemplo, na hotelaria, aviação, clubes, estabelecimentos de ensino, náutica, restauração, entre muitos outros.

O "Bar" foi evoluindo ao longo dos tempos, tanto a nível de instalações mais modernas e confortáveis e em relação às bebidas servidas com a introdução de novas vertentes e sabores.

Assim, o bar evolui e destaca-se em qualquer setor económico tornando-se indispensável, principalmente no setor turístico.

Sendo também um lugar de eleição para grandes transações, acordos políticos ou simplesmente para momentos de lazer e convívio.


TIPOS DE BAR

Piano Bar

Piano Bar, também conhecido como "Piano Lounge", consiste num bar ou cocktail lounge que tem, no seu interior, um piano. Nele um profissional toca músicas que ambientam agradavelmente o bar.






Pub Bar
O pub nasceu das palavras inglesas "Public House". É um estabelecimento licenciado para servir bebidas alcoólicas, principalmente cerveja, sendo a sua construção e decoração em madeira. Este conceito tem origem em Inglaterra, onde existem cerca de 57.500 pubs no Reino Unido.



Restaurante Bar
Um restaurante bar é um estabelecimento onde se pode jantar e ficar para passar um bom bocado depois da refeição. O restaurante transforma-se em bar e depois de certa hora só servem bebidas com e sem álcool.



Snack Bar
Bar típico Americano que consiste em servir comidas rápidas e bebidas, sendo mais usual em aeroportos, estações rodoviárias e hotéis. Nos dias de hoje também se vê em grande quantidade no mercado de rua.



Swimming Pool Bar
Bar de apoio à piscina cujo serviço assenta essencialmente no serviço de cafetaria, batidos, refrescos, sandwichs e todo o tipo de snacks, gelados entre outros.



Dancing Bar – Discoteca ou Night Club
Este tipo estabelecimentos são locais de diversão noturna, sendo a sua clientela constituída maioritariamente por jovens, tendo como atração um conjunto musical ou deejays.


Cocktail Bar
É normalmente o bar principal de um Hotel, mas também se encontra nas zonas de diversão nocturna, nele são servidas todas as bebidas de cafetaria e bebidas compostas, conhecidas como "Cocktails".



Elaborado por:
Hugo Gonçalves
Marco Serôdio
Paulo Fonte